Categorias representadas

No Brasil, a estrutura sindical brasileira é formada por Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais Sindicais. Em forma de uma pirâmide, os Sindicatos se configuram na base dessa estrutura, representando suas categorias profissionais na base territorial – formada por municípios-sede e cidades vizinhas.

O STIA Francisco Beltrão, por exemplo, tem sua sede em Francisco Beltrão, mas atende outras 22 cidades vizinhas, representando a categoria das indústrias de alimentação de toda a região.

Em segundo plano, acima dos Sindicatos, estão as Federações, que agregam todas as entidades sindicais do estado de uma mesma categoria. O STIA Francisco Beltrão é um sindicato filiado à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado do Paraná (FTIA). A Federação promove a defesa dos direitos e de interesses das categorias profissionais em indústrias e agroindústrias de alimentação de todo Paraná.

Confira as atividades econômicas das categorias representadas pelo Sindalimentos. A tabela abaixo foi elaborada a partir da denominação utilizada para efeito de classificação ao CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica). Em caso de dúvida na classificação, consulte o Sindicato.

Indústrias de Transformação – Fabricação de Produtos Alimentícios

ABATE E FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE CARNE
PRESERVAÇÃO DO PESCADO E FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DO PESCADO
FABRICAÇÃO DE CONSERVAS DE FRUTAS, LEGUMES E OUTROS VEGETAIS
FABRICAÇÃO DE ÓLEOS E GORDURAS VEGETAIS E ANIMAIS
LATICÍNIOS
MOAGEM, FABRICAÇÃO DE PRODUTOS AMILÁCEOS E DE ALIMENTOS PARA ANIMAIS
FABRICAÇÃO E REFINO DE AÇÚCAR
TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ
FABRICAÇÃO DE OUTROS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS